Eventos de Vendas em 2023: veja os destaques do calendário e descubra como aproveitá-los ao máximo!

Prepare-se para as melhores experiências e para turbinar seus conhecimentos para desenvolver as melhores estratégias participando dos principais eventos de Vendas, incluindo o RD Summit e o RD Summit Live Show.


Quando falamos em eventos de Vendas de médio e grande porte – com palestras, workshops, mentorias, experiências únicas e até shows de encerramento – pode parecer algo muito distante da realidade de algumas pessoas. Entretanto, é possível fazer valer o investimento e aproveitar todo o conhecimento compartilhado para revolucionar a forma de conduzir seus negócios.

Continue lendo para entender por que vale a pena frequentar eventos, como se planejar para ver tudo o que importa e saber quais os eventos mais importantes do ano!

Por que ir a eventos de Vendas?

Os maiores eventos de Vendas do País são organizados por empresas que, tradicionalmente, lançam tendências e estão à frente dos movimentos do mercado.

Por isso, participar desses encontros é uma chance de se diferenciar, consumir conteúdo de alta qualidade e se preparar para o que vem pela frente.

As oportunidades são inúmeras:

  • Palestras e mentorias com profissionais de referência;
  • Workshops de plataformas, ferramentas e novas técnicas;
  • Feiras de negócios, para conhecer novos players e até contratar soluções;
  • Áreas e momentos dedicados ao networking e troca de experiências;
  • Espaços de convivência para conhecer novos profissionais e expandir sua rede de conexões;
  • Divulgação de iniciativas inovadoras;
  • Patrocínio.

A vantagem de um evento de grande porte é que tudo isso acontece simultaneamente:

  • Você pode fazer networking durante o coffee break entre palestras;
  • Buscar soluções e conhecer as empresas pela feira de negócios;
  • Fechar contratos e conhecer pessoas nos estandes e até trocar figurinhas com profissionais que você admira.

E os profissionais convidados para palestras e painéis merecem uma menção especial. Os eventos são uma forma de estar próximo de quem realmente faz a diferença no seu segmento.

Em geral, os palestrantes compartilham segredos da própria prática, lançam livros e pesquisas em primeira mão, dão descontos e muitas outras surpresas para os participantes. 

Também é comum que passem o dia aproveitando o evento – o que dá a chance de tentar tirar dúvidas individualmente.

Também pode ser interessante ser um participante ativo do evento, como palestrante ou patrocinador, se o público frequentador fizer sentido para o seu negócio. Muitas empresas se beneficiam da exposição positiva que os eventos proporcionam, bem como da possibilidade de atrair novos clientes e fechar negócios.

Como aproveitar esses eventos?

Como mencionamos, eventos de Vendas oferecem muitas chances de aprendizado e experiências para os participantes. Veja a seguir dicas para aproveitar ao máximo cada possibilidade!

Palestras e workshops

Muitos eventos contam com trilhas de conhecimento, com palestras e atividades segmentadas por nível de maturidade/interesse ou área de atuação, por exemplo. Assim, diversos colaboradores de uma empresa podem aproveitar o mesmo evento, extraindo o que ele oferece de melhor conforme a sua necessidade.

Antes de comprar os ingressos, vale checar a agenda do evento e as trilhas de conteúdo para montar uma programação personalizada. Dessa forma, você se organiza para não perder as atividades de que deseja participar.

Também é interessante listar algumas dúvidas que você já tenha sobre os temas, caso um palestrante abra o microfone para perguntas.

É comum que grandes equipes se juntem para ir a eventos de Vendas. Nesse caso, para fazer valer ainda mais o investimento, uma dica é dividir o grupo para que possam consumir mais conteúdo e depois compartilhar os aprendizados.

Os palestrantes muitas vezes disponibilizam as apresentações que mostram durante suas falas, tornando ainda mais fácil dividir o conhecimento com os colegas. Aproveite para fazer anotações, relacionando o que o palestrante exibe com as situações que você enfrenta na empresa: isso torna o aprendizado ainda mais palpável, acionável.

Feiras de negócios

Nas feiras de negócios, a dica é separar um tempo para conhecer os expositores e suas soluções. Em feiras de mais de um dia, como o RD Summit, é possível marcar reuniões no próprio evento para discutir propostas e projetos e sair de lá com um contrato fechado.

Já em eventos de um único dia, divida seu tempo entre conhecer as empresas e avaliar as condições especiais que levam para os eventos. Pode ser uma ótima oportunidade para fechar negócio!

Além de mapear possíveis fornecedores ou clientes, use a feira de negócios como uma oportunidade para encontrar parceiros. Empresas com soluções complementares à sua podem ser excelentes associadas para gerar novas vendas. E é sempre bom saber o que está disponível no mercado para indicar ou aconselhar seus clientes.

Para quem escolhe patrocinar, a feira de negócios é uma vitrine dinâmica, onde a sua empresa precisa se destacar com um estande atrativo e uma oferta encantadora. Assim, com tantas outras atividades acontecendo, é importante chamar a atenção e trazer as pessoas para perto.

É normal que a maior parte do público, interessado em conhecer novidades e se informar, já esteja preparado para comprar. Esteja pronto para apresentar propostas!

Treine seus vendedores para saber reconhecer um Perfil de Cliente Ideal (ICP) durante as interações no estande e passar as informações certas, que vão convencer aquela pessoa de que a oferta é interessante. E lembre-se de aproveitar todos os contatos feitos após o evento: comunicação personalizada faz toda a diferença!

Brindes são uma forma simples de se fazer presente depois do fim do evento, especialmente quando eles são úteis para atividades diárias. Assim, o participante continuará se lembrando da sua marca e poderá voltar a fazer contato no futuro!

Conexões e networking

Muita gente tem dúvidas sobre como fazer networking em eventos de Vendas. A realidade é que não existe uma única forma de expandir suas conexões, tudo depende das oportunidades que o evento oferece.

Você pode se aproximar de quem está sentado perto na plateia de uma palestra, por exemplo, puxando assunto casualmente antes da sessão começar. Os momentos de coffee break e almoço também são ideais para essas abordagens mais espontâneas.

O importante é estar aberto para conhecer novas pessoas. Se você está indo em um grupo, separe-se dele por alguns momentos e se desafie a interagir com outros participantes. A troca de experiências é sempre enriquecedora!

Alguns eventos promovem ações de networking, com espaços para deixar cartões e trocar contatos. Por isso, lembre-se de sempre levar seus cartões de visita consigo para os eventos!

Você pode fazer alguns esforços antes da feira acontecer. Se há um evento no Facebook, por exemplo, vale perguntar nos comentários se mais alguém do seu segmento estará presente, e se podem se encontrar para um café.

Por falar em redes sociais, produzir seu próprio conteúdo durante e após o evento é uma excelente forma de atrair novos contatos.

Você pode escrever posts com resumos sobre as palestras, compartilhar insights que teve durante um workshop ou dividir suas impressões sobre o mercado e as iniciativas que conheceu. Fomente discussões saudáveis nos comentários, use as hashtags oficiais do evento e marque a empresa organizadora!

RD Summit Live Show 2023

Este ano, o calendário de eventos de Vendas tem uma grande novidade: o RD Summit Live Show.

Além do RD Summit, a RD Station vai promover simultaneamente o RD Summit Live Show 2023, que é a versão online e GRATUITA do maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina.

Transmitido diretamente do Expo Center Norte, em São Paulo, que receberá pela primeira vez o RD Summit, o RD Summit Live Show ocorrerá também nos dias 8, 9 e 10 de novembro, proporcionando uma experiência virtual com mais de 30 horas de conteúdo.

Serão apresentadas entrevistas exclusivas com palestrantes de destaque, insights de bastidores e uma feira de negócios repleta de oportunidades. Tudo isso acontecendo em tempo real, permitindo que você se sinta dentro do RD Summit de qualquer lugar do mundo.

Participantes conectados

No RD Summit Live Show 2023, os participantes terão a oportunidade de se conectarem com profissionais e empresas da área, expandir sua rede de contatos e compartilhar experiências através de chats ao vivo e sessões interativas, além de seguir a hashtag #RDSummitLive nas redes sociais. 

Especialistas e líderes da RD Station, além de outros convidados do mercado, estarão presentes na transmissão compartilhando conhecimentos e experiências.

A inscrição no RD Summit Live Show, como destacado acima, é gratuita e os participantes inscritos receberão um desconto de 20% em qualquer ingresso para o evento presencial. Os inscritos também receberão um certificado online ao final do evento.

Além disso, o evento também oferecerá ferramentas da RD Station para aplicar estratégias e insights adquiridos durante o evento.

🌟 Junte-se a nós nessa jornada de aprendizado e inovação. Faça sua inscrição no RD Summit Live Show 2023 no link.

RD Summit 2023

Nenhum calendário de eventos de negócios está completo sem que seja destacado o RD Summit, o maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina, promovido pela RD Station.

O RD Summit 2023 é mais do que um evento; é um ponto de encontro para profissionais e marcas líderes, um espaço para aprendizado, networking e crescimento profissional. Com uma variedade de trilhas temáticas e palestrantes de renome, o evento é uma experiência transformadora para todos os participantes.

E em 2023, depois de oito edições em Florianópolis, o RD Summit acontecerá pela primeira vez em São Paulo, no Expo Center Norte, nos dias 8, 9 e 10 de novembro. E, como sempre, promete entregar conteúdos que apontam as principais tendências para empresas e profissionais de Marketing e Vendas e que buscam por insights que virem o jogo em seus negócios.

Confira a seguir alguns dos destaques.

O que esperar do RD Summit 2023

📚 Diversidade de conteúdo: O evento contará com mais de 100 palestrantes que oferecerão mais de 200 horas de conteúdo, distribuídas em 9 trilhas temáticas, incluindo Marketing, Vendas, Inovação e Tecnologia, entre outras.

🤝 Networking e negócios: Mais de 15 mil profissionais, incluindo líderes e analistas de diversos segmentos, estarão presentes, facilitando a geração de negócios e aprimoramento de estratégias de gestão.

🚀 Experiência única: O RD Summit oferece uma combinação de negócios, educação e entretenimento, proporcionando experiências que visam marcar a carreira e a vida dos participantes de maneira significativa.

📍 Localização e estrutura: O evento será realizado em São Paulo, no Expo Center Norte, um espaço amplo com cinco pavilhões e 21 auditórios, promovendo uma experiência rica e diversificada para os participantes.

Palestrantes e trilhas do RD Summit 2023

Diversos palestrantes renomados, nacionais e internacionais, já foram confirmados, incluindo nomes como Emicida, Monja Coen, Martha Gabriel, Facundo Guerra, Camila Farani e Wil Reynolds. A Trilha de Vendas, por exemplo, será um destaque, com foco em gestão de times comerciais, funil de vendas, métricas, recrutamento, seleção e técnicas de vendas.

🌟 Confira mais detalhes sobre quem são os palestrantes e quais as trilhas da edição 2023 do RD Summit e garanta seus ingressos.

Mais eventos de Vendas

  • Digitalks Expo

O Digitalks Expo é um evento de negócios da Economia Digital e Tecnologia no Brasil, com a ideia de ser uma imersão em um ambiente de negócios e conexões, preparando indivíduos e transformando empresas para o universo digital. O evento busca promover um ambiente propício para negócios, novos projetos, conexões e compartilhamento de conhecimento​.

  • Hotmart Fire Festival

Organizado pela plataforma Hotmart, o Fire Festival é um grande encontro da Creator Economy no Brasil, que proporciona mais de 100 horas de conteúdo inédito distribuídos em 3 palcos simultâneos. O evento busca conectar marcas inovadoras, grandes cases e influenciadores do mundo digital, sendo uma oportunidade única para aprender com palestrantes internacionais e se atualizar sobre as últimas tendências do mercado.

  • Fórum E-commerce Brasil

O Fórum E-commerce Brasil é o maior evento de e-commerce da América Latina, reunindo profissionais, empresas e líderes do setor para compartilhar ideias, inovações e melhores práticas no ambiente de comércio eletrônico. 

  • DEX – Design & Experience 

O DEX – Design & Experience é um evento organizado pela Mergo, focado em UX Design. É uma “desconferência” baseada no conceito de inteligência coletiva, proporcionando um ambiente para profissionais da área compartilharem conhecimentos e experiências, tanto presencialmente quanto online​.

  • Gramado Summit

Realizado na cidade da serra gaúcha, o Gramado Summit é um evento de brainstorming, focado em inovação com palestras, feira de negócios, reunindo profissionais, empresas e investidores para discutir temas relevantes e ideias disruptivas​.

  • Web Summit

Um dos maiores eventos globais de tecnologia que, em 2023, teve uma edição brasileira no Rio de Janeiro e terá uma nova edição em Lisboa no mês de novembro (de 13 a 16), reunindo um grande número de participantes e empresas que estão redefinindo a indústria tecnológica​. O evento oferecerá diversas palestras, master-classes e sessões de networking, reunindo empresas de tecnologia, investidores, startups, empreendedores, políticos e celebridades​​.

Garanta sua inscrição nos eventos de 2023 da RD!

Agora que você sabe quais são os principais eventos de Vendas, garanta sua inscrição no RD Summit Live Show e no RD Summit 2023. Não perca a oportunidade de conferir as principais novidades e tendências e planejar as melhores estratégias Vendas (de Marketing também) para seu negócio em 2024. Esperamos você!