
Jornal, Revista, Rádio, Mídia outdoor, anúncios online, busdoor ou qualquer outro tipo de mídia: você pode construir uma séria de estratégias para ampliar suas vendas. Seu veículo de comunicação pode ter suas especificidades e características que te tornam únicos no mercado. Mas, hoje em dia, você precisa de uma atitude comercial diferente para conseguir bons resultados. Veja nossas dicas para você aumentar as vendas em 2015.
1 – Coloque um CRM na sua empresa
Esta é a primeira dica, pois sem um CRM você vai perder mais tempo e mais dinheiro para executar as próximas orientações. E, como sabemos, você e sua equipe comercial não podem perder tempo. Essa ferramenta de vendas vai dar a base para todas as informações comerciais que você precisa para completar as próximas dicas.
CRM (Criador de Relacionamentos Melhores ou Customer Relationship Management) é o nome dado ao software comercial que deve ser usado pelos seus executivos para cadastrar todas as oportunidades de negócio que aparecerem. Em outras palavras: abandone o caderno ou a planilha que você utiliza. Isso poderá gerar uma resistência no início, mas logo no primeiro mês você já terá todos os clientes, prospects, produtos/serviços mais procurados ou mais vendidos e uma série de informações do seu cliente.
E o uso deste tipo de software vai melhorar as vendas, a organização, as estratégias, o acompanhamento e o desempenho como um todo. Vale a pena usar um CRM na sua empresa (clique aqui para testar o Plug CRM).
2 – Prospecte por nicho
Identifique o nicho de atuação que você consegue melhores resultados. Feito isso, você pode fazer uma prospecção efetiva pelo CRM. Assim, além de criar uma base de dados que combina com seu perfil de negociação, você automaticamente cria oportunidades para ações futuras. Por exemplo, sugerir um anúncio ou edição especial que combine exatamente com aquele nicho de atuação.
Você precisa de um CRM para mensurar quantos prospects você tem nesse segmento e saber a efetividade sobre essas empresas. Se o número for bom, pronto, você já tem um grande potencial de exploração dessas pessoas. Será fácil criar uma argumentação para datas especiais, edições exclusivas, etc.
3 – Crie suas próprias campanhas
Não estamos te pedindo para gastar com marketing e propaganda. Estamos falando para você usar sua base de clientes para uma ação comercial efetiva. Agora que você selecionou o melhor nicho de atuação para você vender seu veículo de mídia, você pode criar uma campanha com uma argumentação padrão, um “combo de produtos” interessantes para essa segmentação, imaginar um fluxo de e-mails com todas as rejeições e aceitações dessa sua mini campanha, etc.
E o mais importante: acompanhe os resultados. Veja quantas oportunidades estão evoluindo e estão paradas. Se esta campanha der certo, replique para outros segmentos.
4 – Faça Multivendas
Um vendedor de mídia precisa ANTECIPAR A DEMANDA DO CLIENTE. Jamais espere uma agência ou um cliente vir até você. O executivo comercial que tem que convercer e criar o desejo nos anunciantes. Você pode, então, fazer multivendas com essa empresa.
Como funciona uma multivenda? Quando a negociação for ganha (ou perdida), já coloque uma oportunidade lá para frente, para fazer uma venda nova venda. Exemplo: o cliente anunciou este mês, já crio um multivendas para 15 dias antes da próxima oportunidade. Assim, já conversamos sobre a ação anterior e criamos a oportunidade de fazer vendas recorrentes.
5 – Relacionamento
Relacionamento vende muito. Você precisa, então, ter total controle do máximo de informações dos seus clientes para ter um relacionamento eficaz. Por isso as agendas e planilhas são obsoletas e “contra-produtivas”. Quando a negociação está em aberto, você precisa fazer um follow up constante. Se não tem negociação em aberto, você precisa preparar uma multivenda.
E, o mais importante, tudo precisa estar registrado. Só assim você conseguirá manter um alto desempenho com um alto número de clientes.
6 – Seja rápido
No caso de veículos de mídia, na maior parte das vezes seus clientes estarão com seu mídia kit ao lado dos concorrentes. Ganha quem tem mais velocidade: quem liga na hora certa, envia um e-mail oportuno, marca a reunião na primeira hora. Quando a oportunidade aparece, você não pode se perder entre papéis: tudo tem que estar a um clique, para que o cliente dê mais atenção ao que você tem a falar.
7 – Acompanhe diariamente seu funil de vendas
Se eu perguntar para a maior parte dos executivos comerciais de veículos de comunicação “Quanto você tem de proposta enviada?”, por exemplo, pouquíssimos saberão responder. E isso é uma falha dessa parcela de vendedores. Você tem que dominar quantos clientes qualificados você tem em cada estágio de uma venda. Também deve saber quantos precisam “avançar” no funil de vendas. É assim que você conseguirá criar estratégias para bater metas no fim do mês, afinal, terá domínio de todas as oportunidades de negócio da sua empresa.
8 – Sou executivo e minha empresa não usa CRM
Algumas empresas preferem manter o modelo trabalho tradicional, ou seja, o modo “antigo” de negócio: modelado por cadernos, planilhas e sem acompanhamento gerencial dos clientes. Caso este seja o perfil da empresa que você trabalha, não perca tempo e busque a sua melhor perfomance. Existem CRMs com planos baratos para 1 usuário (o Plug CRM, por exemplo, tem o preço de R$28,00 – clique aqui para conhecer). Ou seja, enquanto sua empresa fica parada no tempo, você desenvolve suas habilidades e ganha mais dinheiro com vendas.
Compartilhe essa matéria com os profissionais da área de comunicação e mídia que você conhece. Repasse essas dicas para executivos comerciais, atendimentos comerciais e vendedores de anúncios em rádio, revista, jornal, mídia online ou tradicional. Vamos manter um ano inteiro de “horário nobre”. Clique aqui para experimentar o Plug CRM, software CRM para pequenas e médias empresas, com alta adesão de veículos de mídia.
Ainda tem dúvidas e quer saber tudo sobre CRM para implementar na sua empresa? Acesse o link http://tudosobrecrm.plugcrm.net e receba materiais exclusivos.