
*Guest post feito pela Intelliplan Consultoria Empresarial – empresa especialista em gestão, estratégia e mercado para pequenas e médias empresas.
Como está a atuação da sua empresa no mercado? A resposta para essa primeira pergunta pode ser dada com dados objetivos ou será uma opinião pessoal?
Medir o desempenho de uma empresa no mercado é fundamental para uma gestão comercial e empresarial fundamentada e sólida.
O grande número de ferramentas e sistemas disponíveis atualmente permite, mediante bons processos internos de gestão, acompanhar como está o desempenho comercial e mercadológico de uma empresa. Porém, é necessário antes uma mudança cultural: reconhecer a importância de medir o desempenho empresarial e utilizar dessas informações para a tomada de decisões.
Vamos explorar nesse artigo a importância de medir o desempenho e quais os benefícios dessa prática.
Vale considerar, primeiramente, que toda empresa deve possuir uma boa estratégia de mercado para que sua atuação não seja sem um rumo definido ou trilhando um caminho inadequado. E essa estratégia, por sua vez, deve ser baseada em uma análise de mercado de qualidade.
A importância de medir o desempenho de uma empresa
A medição do desempenho de uma empresa deve envolvê-la como um todo: da gestão financeira à logística; da gestão comercial ao marketing; da gestão de recursos humanos às compras. Tudo deve ser monitorado e medido. E o propósito é muito simples: saber se a empresa está realmente caminhando na direção correta.
Essa medição se verifica com os indicadores de desempenho. É através desses indicadores que os sócios, administradores e gestores da empresa terão uma visão realista e ampla de como a empresa está evoluindo e poderão tomar as ações necessárias para impulsionar ou corrigir a atuação dos seus colaboradores.
Percebe-se assim que a ausência da medição do desempenho cria um gargalo para a gestão do negócio: não há clareza sobre onde a empresa está falhando e em quais ações a empresa está acertando.
Como está o desempenho da sua empresa no mercado?
Tratando especificamente sobre as questões mercadológicas, o mesmo raciocínio pode ser aplicado: se o desempenho das ações realizadas no mercado não é medido, haverá uma dificuldade – ou barreira – para conduzir uma gestão de qualidade.
O principal fator norteador para decidir se uma empresa está com um bom ou mau desempenho no mercado é o objetivo organizacional, isto é: aquilo que a empresa definiu como objetivo a ser alcançado e a estratégia elaborada para chegar ao sucesso.
Porém, é necessário considerar ainda outros fatores.
Uma empresa não é uma ilha isolada: ela não atua sozinha no mercado. Ao contrário, a competitividade empresarial mostra que toda empresa está inserida em um ambiente em que há uma disputa por espaço e consumidores e que exige inovação e respostas adequadas constantemente. Isso significa que o desempenho no mercado deve também ser avaliado sob a ótica da competição: não basta que a empresa se comporte bem apenas em relação a si própria, mas ela precisa se destacar quando comparada aos concorrentes.
Assim, podemos compreender que uma empresa está desempenhando um bom trabalho no mercado não apenas quando realiza vendas, mas também através da geração de novos negócios e oportunidades, do reconhecimento pelos consumidores, da manutenção da sua competitividade ao longo do tempo, e de tantos outros aspectos que se referem ao ambiente externo à empresa.
Relatórios para gestão
O que está em jogo, portanto, não é apenas possuir ou não um indicador que demonstre o desempenho de uma empresa. Tampouco a geração de relatórios com uma série de informações que não são analisadas e transformadas em ações. O mais importante é adotar uma cultura e uma gestão empresarial onde as decisões sejam sempre baseadas em informações sólidas e profundamente analisadas.
A falha, muitas vezes, até mesmo em empresas que já buscam viver uma cultura fundamentada na análise de informações, é que os dados coletados e os relatórios gerados não contêm as informações necessárias para uma boa tomada de decisão.
É preciso realizar uma análise de quais dados e indicadores são fundamentais em cada empresa. Ainda que alguns indicadores sejam normalmente recomendados (indicadores de produtividade, competitividade, lucratividade, rentabilidade, eficiência, eficácia, entre outros), cada empresa possui uma necessidade particular. É a partir dessa necessidade, que nasce do objetivo estipulado para a empresa, que os relatórios devem ser gerados e atualizados.
A finalidade dos relatórios é auxiliar na gestão, e não gerar mais informações que serão guardadas e que não resultarão em melhorias.
A importância de conhecer o mercado
Assim, percebemos 3 realidades fundamentais para uma boa gestão e para o sucesso no mercado:
- Se o desempenho não é medido e conhecido, não há como saber em detalhes se uma empresa está no caminho correto e o que enfrentará no futuro.
- Uma empresa sempre está inserida em um ambiente competitivo, e seu desempenho será sempre influenciado e influenciador no mercado.
- Uma empresa que toma decisões mercadológicas, tanto para a gestão interna como para agir no mercado, baseada em informações tem maior chance de sucesso.
Em todas elas há um ponto em comum: conhecimento aprofundado. Por isso, podemos afirmar que conhecer o mercado é uma tarefa fundamental para a sobrevivência e o crescimento de toda empresa.
Analisar o mercado não é uma atividade supérflua ou que pode ser realizada apenas esporadicamente. Desconhecer os movimentos do mercado pode resultar em riscos para a empresa e na perda de oportunidades de negócios.
Há todo um ciclo e dinâmica do mercado que, uma vez compreendido e mantendo informações atualizadas, pode colaborar para o sucesso de um negócio.
Uma vez que uma empresa está inserida em uma competição, é fundamental conhecer com quem ela está competindo – isto é, os concorrentes. Mas sabemos que há ainda no mercado aqueles que são o alvo de todo negócio: os consumidores; e também é preciso estudá-los e reaprender sobre as suas necessidades constantemente. Porém, vale lembrar que o mercado sobre mudanças constantemente, e por isso é essencial saber em qual direção ele está caminhando e o que se pode esperar no futuro.
Assim, unindo esses 3 fatores a chance de sucesso de uma empresa aumenta exponencialmente: conhecimento profundo sobre o mercado, boa estratégia de atuação e medição do desempenho a fim de melhorar o desempenho.