[Tutorial completo] Como fazer um infográfico em 5 passos simples + exemplos

Aprenda como fazer um infográfico com 5 passos: faça um esboço, esquematize as ideias e a apresentação, desenvolva o design, inclua um bom call to action e inspire-se olhando outros modelos

Resultados Digitais
Resultados Digitais17 de junho de 2021
Semana da Transformação Digital

Como fazer um infográfico em 5 passos simples:

Passo 1 - Comece um esboço do infográfico, sem medo;

Passo 2 - Esquematize o infográfico com suas ideias e a ordem da apresentação;

Passo 3 - Hora de brincar de designer: crie a parte visual do infográfico;

Passo 4 - Coloque um Call-to-Action para a próxima ação;

Passo 5 - Tenha uma estratégia para gerar visitas e Leads através do infográfico.


Quer algumas dicas em vídeo de como ganhar fazer um infográfico? Assista abaixo:

“Esse negócio de ter que produzir o conteúdo e ainda editar o material é muito complicado” é uma frase comum de ouvir quando trabalhamos com Marketing Digital. Mas a verdade é que só vamos conseguir atrair nosso público com algo de valor e que chame a atenção. É nesse ponto que precisamos saber como fazer um infográfico.

Existem vários formatos de conteúdos diferentes que podemos criar. Mas se tem um que une a entrega de informações rápidas com um apelo visual muito forte é o infográfico.

É por essa razão que vamos mostrar como você pode gerar Leads através de um material rico simples como um infográfico. Aqui você irá aprender como fazer um infográfico de maneira simples e prática através de ferramentas disponíveis gratuitamente.

Já aproveita para acessar aqui abaixo um checklist completo de como fazer um infográfico, com todas as etapas que precisa seguir, desde a criação até a etapa de divulgação:

Checklist: Como fazer um infográfico

Conheça uma forma simples e rápida para fazer um infográfico com grande potencial para geração de Leads

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é um infográfico?

Infográfico é um tipo de representação visual que une textos breves com figuras e esquemas a fim de explicar um conteúdo para o leitor.

Por misturar texto com imagens, um infográfico estimula os dois lados do cérebro: o direito, responsável por entender e interpretar figuras, e o esquerdo, voltado ao raciocínio lógico e à escrita.

Essa combinação torna a leitura muito mais fácil do que a compreensão dos elementos isolados.

Infográfico “Lead: O que você precisa saber sobre o assunto” - RD Station

E por que apostar em um infográfico?

Apostar na criação de um infográfico é interessante por vários motivos. Um deles é que esse formato é essencial para uma estratégia de Marketing de Conteúdo de sucesso. Em resumo:

  • Porque é simples de fazer;
  • Porque pode ser usado tanto para gerar tráfego quanto para gerar Leads;
  • Porque é democrático: todos os segmentos, seja sua empresa B2B ou B2C, podem fazer;
  • Porque há um interesse crescente na palavra com o passar dos anos, como mostra o gráfico abaixo:

Se você está convencido, continue lendo esse post e aprenda como fazer um infográfico seguindo o tutorial abaixo.

>> Leia mais: Por que você ainda precisa de infográficos para a estratégia de Marketing de Conteúdo?

Como fazer um infográfico

Um infográfico é um conteúdo fácil de ser consumido. Ele pode e deve ser usado na sua estratégia para aumentar o volume de tráfego no seu site, gerar Leads e estreitar o relacionamento com seu potencial cliente. É um material que você pode começar a fazer hoje usando ferramentas online gratuitas como o Canva ou o Infogram.

Confira abaixo todos os 5 passos para fazer um excelente infográfico, de forma detalhada:

Passo 1 - Comece um esboço sem medo!

Você não precisa ser perfeito, pois é com prática que se chega à perfeição. Muitas pessoas deixam de produzir um conteúdo incrível porque colocam na cabeça que nunca conseguirão.

Comece escrevendo em um documento online (Google Docs, por exemplo) e responda os seguintes itens:

  • Para quem quero fazer o meu material? Leia o artigo “Como e Por que criar uma Persona” e crie sua persona através do nosso Gerador de Personas. É importante você entender quem é a pessoa que você deseja que leia o seu infográfico;
  • Quais são as dores que meu cliente possui? Pense nas principais dores que ele enfrenta atualmente. Pense no que poderia gerar um grande primeiro valor para seu potencial cliente. Escreva as principais dores do cliente de um lado e quais informações seriam de grande valia para ele do outro lado;
  • Por que quero fazer este material? Você está fazendo um material para atrair Leads do topo do funil ou quer usá-lo para converter os Leads atuais em vendas? Ter um objetivo bem claro irá ajudar a focar no que realmente é importante de ser compartilhado.

Passo 2 - Esquematize suas ideias e a ordem de apresentação

Organizar as suas ideias é tão importante quanto tê-las. Esboce em algum lugar (Google Docs, Power Point ou em uma folha de papel) quais as informações mais importantes de serem transmitidas no seu infográfico.

Coloque no papel onde ficariam o título, subtítulo, os tópicos a serem abordados, as imagens e os Call-to-Actions.

Ter esse primeiro protótipo pronto antes de começar de fato a pensar no design do infográfico ajuda a definir os elementos mais importantes do material.

Passo 3 - Hora de brincar de designer!

Ok, provavelmente você não é designer. Talvez não saiba o que é paleta de cores e seu coração dispara só de pensar em editar qualquer coisa. Mas tenha calma, estamos juntos e vou te mostrar como é importante, descomplicado e (por que não?) divertido fazer um infográfico!

a) Comece fazendo sua inscrição gratuita no Canva.com

O Canva.com é um software online gratuito que te permite criar materiais gráficos.

b) Procure pela seção “Blogging & eBooks” e clique em Infographic

c) Escolha um modelo de infográfico que combine com o seu conteúdo

Escolha um modelo que facilite a criação. Se seu infográfico vai se tratar de um “passo a passo”, por exemplo, vale buscar um modelo que já inclua espaços que sinalizem essas etapas.

Por outro lado, se você quer fazer algo que explore dados e números, busque um modelo que esteja de acordo:

Não fique preocupado achando que o modelo não está 100% alinhado com o que você gostaria, pois você poderá editar todo conteúdo depois.

d) Coloque as informações dentro do infográfico

Deixe seu esboço de lado e comece substituindo todos os textos do seu infográfico. Ao colocar o texto dentro, você perceberá que sobra ou falta espaço. Não se preocupe em diminuir ou aumentar a quantidade de texto. Pense apenas em passar o que você tinha escrito para dentro.

Para criar novos textos, ao invés de substituir o conteúdo do modelo, basta clicar em “Text”, no menu da esquerda.

Clique depois em “Add heading” para adicionar um título , “Add subheading” para subtítulo e “Add a little bit of body text” para uma caixa de texto.

Depois, é só escrever dentro da caixa e posicionar o texto.

e) Posicione e formate os textos
Agora que você já tem toda a informação importante dentro do seu infográfico é hora de posicionar e organizar a leitura dos textos e dados.

Para mover os textos de lugar basta arrastar a caixa de texto. Já para formatar os textos basta clicar na caixa de texto e acessar a barra de ferramentas para editar a fonte, o tamanho e a cor dos caracteres.

f) Use as cores da empresa no seu infográfico

Se você tem uma paleta de cores - um conjunto de tons específicos que você usa na sua comunicação, como logo, site, apresentação da empresa, cartão de visita - recomendamos usá-la, pois assim você reforça sua identidade visual. Se ainda não tem, busque uma que se encaixe com sua marca.

Uma ferramenta que pode ajudar é a página de paleta de cores disponibilizada pela Adobe.

g) Coloque ícones para facilitar a compreensão do seu infográfico

Busque ícones que vão facilitar a leitura do seu material. Para adicioná-los no Canva, basta acessar o menu da esquerda em “Uploads” e clicar em “Upload your own images” ou “Fazer upload”.

Dica: salve seus ícones em PNG, para que as imagens venham sem aquele fundo branco.

Para adicionar o ícone clique na imagem que foi carregada no Canva à esquerda e a reposicione no infográfico. Voilà:

Confira uma lista com páginas que disponibilizam ícones de forma gratuita:

Passo 4 - Coloque um Call-to-Action no seu Infográfico!

vai manter seus leitores envolvidos. Então não desperdice essa oportunidade: faça o público agir, realizando uma nova ação. Basta você colocar um call to action no infográfico.

Não deixe de terminar com um bom Call-to-Action porque ele ajuda a capitalizar a atenção do seu público. Faça isso apresentando uma chamada para entrar em contato ou acessar outro material, só para citar alguns exemplos.

Dica: Escolha apenas um call to action! Decida qual será o próximo passo do seu leitor e direcione para esse link específico. Deixe ele em um lugar bem visível e que faça sentido - é recomendado incluir na parte final, de conclusão do material.

Passo 5 - Tenha uma estratégia para seu infográfico gerar visitas e Leads!

Depois que seu infográfico estiver pronto, você precisa buscar um lugar para disponibilizá-lo, certo?

Com ele finalizado, você pode gerar tanto tráfego para suas páginas como Leads com o infográficos através de diversas estratégias. Veja algumas que recomendamos:

a) Use o infográfico para atrair visitantes para o seu site/blog

Recomendamos usar o infográfico para atrair visitantes para o seu site e blog quando você possuir um conteúdo mais completo e detalhado sobre o tema. Por exemplo: aqui na RD, atraímos visitantes para a página épica sobre Automação de Marketing.

Neste conteúdo, deixamos o infográfico “Passo a passo para iniciar a Automação de Marketing” livre para quem quiser vê-lo, sem a necessidade de preencher um formulário para acessá-lo.

A grande vantagem é que o Google valoriza muito essa ação de combinar conteúdo escrito e visual. Entregar informações valiosas usando um infográfico vai permitir que você tenha um diferencial em relação aos seus concorrentes, ganhando posições na página de busca.

Dica: escreva um artigo sobre o tema do infográfico e adicione ele no seu post. Assim você pode focar em usar as técnicas de SEO para dar visibilidade ao conteúdo, posicionando ele nas primeiras posições dos buscadores. Naturalmente o infográfico também será visualizado nessa página.

>> Leia mais: Como otimizar infográficos para a estratégia de SEO

b) Use o infográfico para gerar Leads

Se você está começando a trabalhar com Inbound Marketing, pode ter a ideia errada de que apenas os eBooks são capazes de gerar Leads. Mas tenha em mente que é possível gerar uma base de contatos qualificados com outros materiais ricos, como os próprios infográficos que ensinamos a fazer!

Para isso, você precisa divulgar seus infográficos através de uma Landing Page. Só após a conversão nessa página de conversão o usuário terá acesso ao material.

Fizemos isso com o infográfico “Tamanhos de imagem para Instagram e Facebook” produzindo essa Landing Page abaixo:

Uma outra estratégia é criar um infográfico para divulgar visualmente um outro material que vai gerar Leads. Que tal um exemplo?

Para o lançamento da pesquisa Panorama PMEs: os impactos da Covid-19, criamos um infográfico com o resumo das principais informações da pesquisa e disponibilizamos no Pinterest. Mas para esse foco de geração de Leads, transformamos o infográfico em um carrossel no nosso Instagram:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Resultados Digitais (@resdigitais)

Sim, essa é uma opção bem legal e inovadora que também ajuda a reduzir o seu retrabalho na produção visual. Lá no Instagram, conseguimos reaproveitar o mesmo material para fazer uma chamada para geração de Leads na Landing Page da pesquisa completa, indicando o link na bio.

Dica: É importante você conseguir praticar o Inbound Marketing aos poucos e ir quebrando os medos de produzir seu próprio material rico. Se você sente que é muito pouco oferecer um Infográfico em uma Landing Page, tente colocar algum outro material junto e monte um kit. Confie em seu potencial!

c) Disponibilize um código para embedar o seu infográfico

Código embedável ou embed code é um tipo de tag HTML usada para incorporar arquivos em páginas na internet. Através desse código, o usuário pode incorporar o seu infográfico no site dele.

Veja um exemplo de como é o código:

Mas por que fazer isso? Um código embedado aumenta o número de backlinks que você pode conseguir com seu infográfico. Toda vez que alguém colar o código embedado dentro de um site, o seu material será mostrado com um link que direciona as pessoas para o seu site. 

Para criar um código embedado, você pode copiar e colar o código a seguir logo abaixo do seu infográfico, personalizando os campos para o seu site. Exemplo:

"Incorpore no seu site:

<textarea style="margin: 5.5px 0px; width: 500px; height: 100px;" cols="50" rows="2"> &lt;a href="https://resultadosdigitais.com.br/especiais/automacao-de-marketing/"&gt;&lt;img alt="O Marketing Digital de Resultados" src="https://1h4hfe10xz8m3g3xkh2wb9lc-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2018/06/automacao-de-marketing-infografico.png" width="610" border="0" /&gt;&lt;/a&gt; </textarea>"

Dica: Adicione ícones que permitam o seu compartilhamento nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e LinkedIn. Siga essa dica independentemente do seu objetivo com o infográfico (gerar visitas, Leads ou construir um relacionamento com seu Lead). 

d) Use o Infográfico para se relacionar com os Leads

Um bom material rico, além de gerar valor para seu leitor, pode construir e fortalecer um relacionamento.

Imagine a situação: você ama Marketing e está todo entretido vendo um infográfico sobre as diversas linhas que existem nesse campo. Você pensa: “que interessante, sempre quis fazer um curso sobre isso…” e bum! No próximo parágrafo já aparece um banner falando sobre uma aula gratuita sobre um Curso de Marketing Digital online e gratuito.

O ponto aqui é: não perca a oportunidade de estreitar seu relacionamento com seu Lead. Adicione um CTA que leve seu leitor a consumir uma outra oferta e que faça seu leitor ver cada vez mais valor no que você oferece.

Outra opção interessante é colocar no próprio infográfico um QR Code que direciona o leitor para uma Landing Page (com uma oferta relacionada), alguma oferta bônus ou então para o seu site.

Aqui você consegue acessar uma ferramenta gratuita para criar os seus QR Codes gratuitamente e já incluir na produção dos próximos infográficos: Criador de QR Code Gratuito.

RD Station

Gere Leads com os seus infográficos usando o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você captura contatos em combinação com seus infográficos, construindo relacionamentos que conduzem esses Leads até o momento da venda! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Bônus: 5 exemplos (+ dicas) de infográficos

Que tal aprender com os exemplos de quem já usa os infográficos no seu trabalho de Inbound Marketing? Dá uma olhada em 5 exemplos de quem já usa esse formato:

1) “10 sinais de que alguém da sua família é um alcoólatra” | Clínica Liberdade

2) “Formação de um time ideal” | Distrito

3) “ O Valor da Limpeza” | RL Higiene

4) “11 maneiras de engajar seu alunos” | Sambatech

5) “Panorama das Mídias Sociais no Brasil” | Aoki Media

Dicas extras para arrasar com seus infográficos

Além de apresentar alguns exemplos, separamos também dicas extras que vão ajudar a melhorar ainda mais a produção dos seus infográficos. 

As primeiras são dicas da Circe e da Tatiana, da Aoki Media: O que faz o infográfico ser uma ferramenta tão poderosa é sua capacidade de tornar um conteúdo relevante e facilmente compreendido. Somos seres visuais e, por isso, a maioria das pessoas prefere entender como funciona um produto ou setor por meio de imagens e gráficos. Assim, para quem quer preparar o seu primeiro infográfico, temos algumas dicas:

  • Selecione primeiro o tema a ser abordado: avalie se é possível de apresentar algum tópico nesse formato;
  • Redija um roteiro: defina quais os pontos que serão abordados e qual a ordem em que isso será feito;
  • Pesquise os dados em fonte confiável: é muito importante que os números sejam atuais e tenham credibilidade;
  • Peça ajuda para um designer ou use um software para ajudar na tarefa;
  • Refaça e adeque até que atenda os objetivos a que ele se propõe.

Além dessas, listamos mais algumas:

  • Capriche no layout, gráficos e imagens, mantendo sempre a identidade visual integrada ao seu produtos e/ou empresa;
  • Gere sempre uma Landing Page para download de cada peça;
  • Divulgue intensamente os seus infográficos, através de blog, mailing, redes sociais, banners de sites, blogs da sua área e assinaturas e e-mails;
  • Faça co-marketing com parceiros da sua área e de outras áreas para fortalecer a divulgação e o número de Leads gerados com o infográfico, como: empresas, blogs, parceiros, entre outras. Seu alcance vai ampliar rapidamente;
  • Mantenha a frequência de produção, ou seja, gere os infográficos com uma cadência de tempo definida. Recomendamos no mínimo um material rico desse tipo por trimestre, mas você pode fazer mensalmente.

Temos certeza de que agora você tem tudo que precisa para saber como fazer um infográfico. Só não esqueça de que precisa contar com as páginas de conversão para gerar resultados a partir deles. E para começar a criar suas Landing Pages, já contando com modelos pronto, faça agora o teste gratuito do RD Station Marketing por 10 dias:

RD Station

Gere Leads com os seus infográficos usando o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você captura contatos em combinação com seus infográficos, construindo relacionamentos que conduzem esses Leads até o momento da venda! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post originalmente publicado em 2019 e atualizado em junho de 2021

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Como (e por que) evoluir sua estratégia de redes sociais para Inbound Marketing
Marketing
Marketing de Conteúdo Live Show: as melhores dicas e insights dos 2 dias do evento online
Marketing
Twitter para empresas: dicas para fazer (e para não fazer) em 140 caracteres