
Quem é da área de comunicação observa diariamente as mudanças e dificuldades do setor. Com tantas opções e tecnologias, a captação de clientes e projetos torna-se fundamental para a sobrevivência das agências. Então, veja algumas dicas para sua agência de comunicação, marketing, assessoria de imprensa e/ou propaganda, conseguir aumentar o número de clientes.
1 – Coloque um CRM na sua empresa
Esta é a primeira dica, pois sem um CRM você vai perder mais tempo e mais dinheiro para executar as próximas orientações. E, como sabemos, você e sua equipe comercial não podem perder tempo. Essa ferramenta de vendas vai dar a base para todas as informações comerciais que você precisa para completar as próximas dicas.
CRM (Criador de Relacionamentos Melhores ou Customer Relationship Management) é o nome dado ao software comercial que deve ser usado pelos seu diretor comercial e pelo atendimento para cadastrar todas as oportunidades de negócio que aparecerem. Em outras palavras: abandone o caderno ou a planilha que você utiliza. Isso poderá gerar uma resistência no início, mas logo no primeiro mês você já terá todos os clientes, prospects, produtos/serviços mais procurados ou mais vendidos e uma série de informações do seu cliente.
E o uso deste tipo de software vai melhorar as vendas, a organização, as estratégias, o acompanhamento e o desempenho como um todo. Vale a pena usar um CRM na sua empresa (clique aqui para testar o Plug CRM).
2 – Prospectar negócios não faz mal
Toda agência deve ter um “head” de vendas. E ele não pode ter medo de prospectar negócios. Seja buscando clientes de “porta em porta”, participando de licitações ou buscando áreas que as agências concorrentes não aproveitam dos clientes (por exemplo, um determinado cliente é atendido para ações offline e você pode prospectar a parte online).
Insira todos os clientes no CRM e crie uma rotina de prospecção, visitas, apresentação e negociação. E lembre-se de abastecer os histórico deste cliente, afinal, ele será revisitados várias vezes ao longo do tempo, em novas prospecções de negócio. E faça um follow up constante (ao menos 1 x a cada semana) dos clientes mais qualificados, com mais perfil de investimetno, para alinhar a conversa e deixá-los cada vez mais próximos.
3 – Prospectar projetos não faz mal
Este trabalho deve ser feito entre os “Atendimentos” e pelo “Comercial” da empresa.
A desorganização das agências é o que impede a equipe de ser “próativa” na realização de campanhas e novos projetos.
Você tem controle de todos os clientes que já foram faturados pela sua empresa? Se eles já tiveram um trabalho feito por você, então você pode revisitar este banco de dados para prospectar novos projetos, jobs específicos ou buscar um fee mensal. Além de já possuírem um relacionamento próximo de outros trabalhos, você pode se informar e atualizar o histórico deste cliente.
Acontece que, na dica anterior, falamos para sua agência prospectar muito, sem medo de ser feliz. Isso significa que seu CRM terá muitos clientes ativos (ou que já foram ativados) e um número gigantesco de prospects que foram abordados, mas ainda não fecharam negócio. Se sua base está bem segmentada e qualificada, você pode, então, utilizar esse banco de dados para prospectar projetos.
Por exemplo, se você prospectou escritórios de advocacia, e fez um acompahamento legal, você pode sugerir uma ação em massa para, por exemplo, criar uma nova identidade visual. Daqui alguns meses, pode revisitar esssa base de escritórios, para sugerir uma peça para o “Dia do advogado”
4 – Aumente sua base de oportunidades
Utilize a dica anterior para aumentar a base de oportunidades. Veja um passo a passo rápido:
A – Escolha um nicho (por exemplo, empresas de tecnologia).
B – Cadastre no CRM todos os clientes que encontrou,
C – Abasteça com o máximo de informações: o que costumam fazer, o que fazem, qual o público, qual o diferencial,
D – Faça uma ligação. Anote no CRM tudo que foi levantado,
E – Agende uma visita. Faça o follow up
F – Se a negociação foi “ganha”, sugira à sua equipe de atendimento a revisitar o histórico deste cliente para propor novos projetos.
G – Se a negociação foi “perdida”, procure este cliente em momentos oportunos diferentes, em busca de uma única oportunidade de encantá-lo.
5 – Multivendas
Faça Multivendas, ou seja, cada vez que um negócio é ganho, já “preveja” um próximo negócio. Seu CRM poderá lembrá-lo, para efetivar novas vendas.
6 – Relacionamento é mais que fundamental
Toda vez que você encontra um cliente, uma prospecção ou uma indicação, você precisa fazer o melhor relacionamento possível. Seja com brindes, eventos, conversas ou uma negociação agradável. No ramo de comunicação você precisa multiplicar suas possibilidades, afinal, seu principal interlocutor (marketing ou direção geral) geralmente terão uma abertura para sua empresa.
Mantendo este follow constante e frequente de relacionamento, você terá mais clientes, mais indicações e poderá aumentar o número de projetos internos dentro da sua agência.
Compartilhe essa matéria com os profissionais da área de comunicação que você conhece. Repasse essas dicas para publicitários, jornalistas, diretores de marketing digital, executivos de conta ou assessores. Vamos manter um ano inteiro de grandes projetos. Clique aqui para experimentar o Plug CRM, software CRM para pequenas e médias empresas, com alta adesão de agências de comunicação.
Ainda tem dúvidas e quer saber tudo sobre CRM para implementar na sua empresa? Acesse o link http://tudosobrecrm.plugcrm.net e receba materiais exclusivos.