
*Guest Post feito por Tiago Vieira, redator do Blog do Juris Correspondente.
Se existe um profissional fora do âmbito comercial que entende de vendas, este é o advogado. Afinal, mesmo limitado por uma série de restrições da OAB, ele ainda assim precisa se divulgar e se fazer conhecido em sua comunidade, para que, quando um problema surgir, ele seja a primeira pessoa a ser procurada. E, mesmo com todos os “mitos” por trás, é preciso que o advogado seja reconhecido em sua região como alguém sério e competente, capaz de defender seus clientes de qualquer problema que aparecer.
Assim, esses defensores dos nossos direitos constitucionais podem ter dicas valiosas a ensinar para quem quer aumentar seu número de vendas. Separamos cinco delas que podem influenciar o vendedor que quer se destacar da concorrência.
1) Domine o assunto
É fato que a pessoa que quer seguir carreira no meio jurídico deve se preparar para muito estudo. Além de todas as matérias teóricas e práticas na faculdade, ela ainda precisa ser aprovada no difícil Exame da OAB para poder atuar como advogado. Assim, um profissional do âmbito jurídico precisa demonstrar um grande conhecimento sobre as leis e os direitos e deveres do cidadão.
Da mesma forma, um vendedor eficiente precisa ter um amplo domínio das práticas do mercado, estudar bem sua área de atuação e as possibilidades de crescimento, além das vantagens e desvantagens que o seu produto terá ao ser introduzido junto ao público. Além disso, nunca faz mal saber sobre a legislação no mercado onde a empresa irá atuar. É sempre bom compreender questões como recolhimento de impostos, ou as leis ambientais e trabalhistas do lugar, para evitar dores de cabeça depois.
2) Escreva bem
Se você já leu textos jurídicos, então deve ter se deparado com citações de leis, palavras um tanto incomuns (pelo menos para quem não é da área) e estranhas expressões em latim. Mas, mesmo que você não entenda, deve compreender que um advogado precisa escrever bem.
Claro, você não precisa ser um grande escritor. Porém, em textos mais formais, é necessário que você atente para as regras de ortografia, pontuação e concordância. Mantenha em mente quem são seus interlocutores (como possíveis parceiros de negócios, por exemplo) e perceba como uma boa escrita pode ser uma eficiente ferramente de comunicação. E tome cuidado com o “internetês”: nada de se comunicar com pessoas importantes para o seu negócio da mesma forma que você escreve no Facebook, no Twitter ou no WhatsApp.
3) Saiba argumentar
Este é um ponto fundamental na atuação dos advogados: a argumentação. Se o profissional do meio jurídico não souber como convencer, então ele não conseguirá ganhar nenhuma causa para seus clientes. Um advogado vencedor possui uma argumentação sólida e envolvente, capaz de mostrar por que o seu ponto de vista é o mais certo.
O mesmo vale para o empresário e vendedor: ele precisa saber argumentar para vender o “seu peixe”. Costure os fatos que mostram que o seu produto é o melhor em uma elaborada teia argumentativa, visual e textual, e veja como seus clientes sairão enfeitiçados.
4) Mostre segurança e eficiência
Nenhum advogado consegue clientes se não passar segurança a eles. Afinal, ele é responsável por uma parte delicada da vida das pessoas, que certamente não confiarão em profissionais que não mostrarem que são capazes de cuidar de seus casos de forma apropriada.
O mesmo vale para os comerciantes. Aquele que não se mostrar seguro e eficiente não conseguirá passar a confiança necessária para conseguir vendas. Lembre-se que você sempre deve ser a alternativa mais segura para o investimento de seus clientes.
5) Conheça e organize as questões jurídicas
Como dissemos no item 1, conhecer amplamente o assunto de sua empresa, inclusive as questões jurídicas, é um passo para torná-la mais eficiente e produtiva. Porém, mesmo assim, dependendo da área de atuação da empresa, tais questões podem se tornar fardos irritantes, ainda mais se a companhia atuar em outras cidades e tiver um problema fora de sua sede.
É nesse ponto que um advogado de confiança pode ajudá-lo a solucionar essas questões. Se sua empresa estiver enfrentando problemas em outras localidades, você pode, ao invés de sobrecarregar seu departamento jurídico, contratar um advogado de apoio. Para quem não conhece esta modalidade, ela funciona como um advogado que atua para outro ou para uma empresa que mora distante da região onde há um problema jurídico que precise ser solucionado. Assim, ao invés de gastar com passagens, hospedagem, etc., você pode ver seu problema resolvido por um profissional que more na localidade ou próximo a ela.
Os advogados de apoio podem ser encontrados em plataformas próprias para isso, como o Juris Correspondente, que disponibiliza mais de 30 mil advogados em todo o Brasil.
E você, o que achou das nossas dicas? Tem alguma para contribuir? Agora que já aprendeu dicas de vendas com os advogados, utilize um CRM simples e completo para gerenciar suas novas oportunidades de vendas =D