Omnichannel: entenda o que é e por que sua empresa deve ficar de olho nessa estratégia

Quer melhorar a experiência dos seus clientes? A estratégia Omnichannel pode ser uma ótima saída! Conheça os detalhes de como funciona.

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues24 de fevereiro de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Omnichannel é uma estratégia de vendas que integra diferentes canais de comunicação e divulgação, oferecendo aos clientes uma experiência de marca unificada para que cada um possa alternar entre vários canais e, ainda assim, conseguir a melhor qualidade no atendimento, nos serviços e produtos que adquire.


O modo como se faz negócios está em constante mudança. Um dos principais objetivos das empresas é agradar cada vez mais os clientes. Se antes ter um website para complementar seu canal físico de vendas era um diferencial, hoje isso é o mínimo que deve ser feito. Agora é fundamental pensar em uma estratégia Omnichannel.

A variedade de canais que o consumidor pode usar para encontrar e interagir com a sua marca é muito ampla, principalmente quando falamos das possibilidades com Marketing Digital. Por isso, é preciso que haja uma comunicação integrada entre eles para que seu cliente confie de fato no seu produto.

Vale ressaltar que entendemos um canal como qualquer ponto de interação entre uma marca e o público, incluindo alguns exemplos como:

  • site;
  • Email Marketing;
  • páginas nas redes sociais;
  • aplicativos;
  • catálogos;
  • eventos;
  • tablets na loja física;
  • atendimento online;
  • atendimento presencial;
  • entre outros.

Quer entender como fazer esses canais conversarem pode ajudar você a conquistar cada vez mais clientes? Neste conteúdo, você vai entender melhor sobre a estratégia Omnichannel, os motivos pelos quais esse termo ficou popular e os benefícios que essa abordagem pode trazer.

Manual RD: como criamos fluxos de automação, personas e jornadas de compras

Saiba como definir as suas personas e como guiá-las até a venda. As técnicas apresentadas neste manual vão descomplicar a sua jornada de compra.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é Omnichannel?

Podemos definir que o Omnichannel é uma abordagem de vendas multicanal, que busca fornecer aos clientes uma experiência de compra perfeita, estejam eles comprando através de uma plataforma online (usando desktop ou dispositivos móveis), por telefone, no ambiente offline ou através de qualquer outro canal utilizado pela empresa.

O ponto mais importante é a profundidade da integração entre os múltiplos canais. Isso faz a sua marca criar familiaridade com o consumidor, pois você irá permanecer no foco de atenção constante, com uma ótima oferta em canais nos quais ele já confia.

Não se trata apenas de alcançar o maior número possível de pessoas por meio de canais individuais, mas sim de entender em quais a sua persona está prestando atenção e inserir sua marca nas intersecções entre eles.

Partindo desse ponto, resumimos que Omnichannel é uma estratégia de vendas multicanal que oferece ao consumidor uma experiência integrada. Essa integração deve existir entre os canais de distribuição, promoção e comunicação.

Leia mais: o que é uma empresa multicanal com esse link.

Por que o tema Omnichannel está tão em alta?

A competição dentro do mercado está mais forte do que nunca. As forças digitais estão mudando a maneira como fazemos compras e os hábitos de compra dos consumidores se tornaram mais cautelosos. Dentro desse ambiente, é preciso encontrar formas inovadoras de lidar com todas essas mudanças.

Proporcionar uma experiência de compra diferenciada, mas ao mesmo tempo fácil e sem muitos entraves, é um grande desafio. Assim, o Omnichannel surgiu com a proposta de tornar isso possível.

Nessa estratégia, não só os canais são integrados, mas a experiência do cliente é integrada aos canais. Ou seja, o usuário poderá navegar e interagir com sua marca por meio de diversas plataformas, o que criará uma proximidade com ele.

Focar nessa estratégia é um ótimo jeito de mostrar que sua marca é confiável e está pronta para atender todas as demandas do usuário, até mesmo aquelas que ele nem imaginou que poderiam existir.

Qual a diferença entre Omnichannel, Multichannel e Cross Channel?

Já se deparou com esses 3 termos distintos? Será que o significado deles é diferente ou no fim representam a mesma coisa?

Ao falar de Omnichannel, é comum que haja confusão com outros termos parecidos, como Multichannel e Cross Channel. Na prática, esses três termos estão relacionados e consistem em etapas evolutivas de uma estratégia de comunicação com o cliente.

Vamos entender esses termos melhor e deixar a confusão para trás?

Conheça o Multichannel

Se traduzirmos o termo Multichannel, temos o resultado “multi-canais”. É exatamente nisso que consiste uma estratégia desse tipo: utilizar múltiplos canais para alcançar a persona, sejam eles online (como redes sociais, blogs, sites, e chats) ou offline (atendimento presencial, eventos, feiras). A sacada é estar disponível na maior quantidade de meios possível para que seu consumidor te encontre da maneira que for melhor para ele.

E por que uma estratégia Multichannel é adotada por muitos negócios? Simples: os consumidores possuem preferências diferentes.

Enquanto alguns preferem comprar em ecommerces, outros preferem visitar lojas presencialmente. O mesmo ocorre nas redes sociais: uns preferem consumir conteúdo escrito via blogs, enquanto outros podem ser mais visuais e preferir acessar as informações via YouTube ou Instagram.

omnichannel multichannel

Entenda o Cross Channel

O termo Cross Channel, por sua vez, significa “canais cruzados” e diz respeito a um próximo passo do que seria o Multichannel. Em uma estratégia dessas, dois canais se combinam e se comunicam para melhorar a experiência de compra do cliente.

Um exemplo famoso são as livrarias, onde há integração da loja virtual com a loja física. Nesses casos, é comum o consumidor pesquisar todos os detalhes sobre o produto que deseja online, comprá-lo virtualmente, mas retirar o produto presencialmente na loja.

Como o cliente pode acessar diversas informações sobre as mercadorias no site, incluindo reviews e notas de satisfação de outros clientes, sua segurança para consumir aumenta.

Omnichannel na prática: conheça o exemplo da Disney

Depois de conhecer o significado das outras estratégias, fica mais claro que o Omnichannel é a evolução e fusão das estratégias citadas acima. Se dois canais podem se cruzar e proporcionar uma experiência de compra melhor para o cliente, imagine o que a combinação de diversos canais seria capaz de fazer?

Tudo fica mais claro quando falamos em exemplos, por isso trazemos aqui uma empresa que faz uso dessa estratégia como ninguém: a Disney.

A experiência do cliente Disney se inicia em seu maravilhoso site. Lá nós conseguimos informações sobre todos os parques e destinos da empresa, hospedagem, novidades, ofertas, planejamento de viagem e muito mais. Vale ressaltar que todas as opções do site funcionam tão bem no celular quanto no computador, o que já chama a atenção.

Após reservar uma viagem, o cliente pode acessar a ferramenta My Disney Experience para planejar toda a sua viagem, desde onde você vai jantar até onde conseguir tickets para não perder tempo em filas. Estando no parque, é possível usar o aplicativo da Disney em seu celular para localizar as atrações que você procura e descobrir quanto tempo gastará em cada uma delas.

Como se não bastasse, a empresa lançou em 2014 um programa chamado Magic Band. É uma pulseira digital que funciona como porta de acesso ao My Disney Experience e possui várias funcionalidades, como:

  • Chave do quarto: caso você esteja hospedado em um dos hotéis do complexo;
  • Ingressos dos parques: já que há alguns anos a Disney aboliu os ingressos em papel;
  • Fast Pass: também conhecido como fura-fila;
  • Compras e refeições: é possível vincular um cartão de crédito à pulseira;
  • Memory Maker: um pacote de fotos tiradas pelos fotógrafos do parque que você conseguirá acessar pelo site ou pelo aplicativo.
magic band da disney omnichannel

Essa é uma verdadeira estratégia Omnichannel de respeito! Não é à toa que essa gigante do entretenimento possui um jeito especial de encantar clientes, não é mesmo?

Nike dobrou sua conexão direta com os consumidores usando o Omnichannel

Que tal mais um exemplo de marca que você conhece e que já conquistou um crescimento de receita digital de 35% ano a ano?

A Nike investiu US$ 1 bilhão em ações de Marketing Ominichannel, entre 2018 e 2019, e desde então viu um enorme aumento na fidelidade do público com a marca, além de ampliar suas vendas digitais.

Traduzindo uma das falas do CEO Mark Parker: “A intersecção do físico e digital será uma relação cada vez mais íntima. Acho que estamos vendo muita experimentação, tentativa e erro, aprendendo com alguns dos testes que estamos fazendo”.

Os exemplos das empresas mostram que o Omnichannel apoiou uma estratégia de sucesso global, já que são grandes potências do mercado mundial. Mas isso não significa que a estratégia funciona apenas para grandes players do mercado.

Sua empresa, mesmo que seja uma PME, pode começar esse trabalho com os canais digitais mais utilizados pelo seu público. É fundamental começar esse trabalho, principalmente pela experiência que o público espera encontrar onde quer que esteja.

Por que implementar uma estratégia Omnichannel?

No seu relatório de 2020 sobre o varejo, a PWC descobriu que o número de empresas que investem na experiência Omnichannel saltou de 20%, nas pesquisas realizadas em 2012, para mais de 80%. 

Já olhando para o relatório The Experience Impact, lançado pela Merkle em 2019, 66% dos consumidores indicaram que se preocupam mais com a experiência do que com o preço do produto ou serviço. Além disso, 52% dos entrevistados também relataram que pararam de comprar em um site de marca devido a uma experiência ruim no ambiente online.

Esses são dados realmente importantes para deixar claro a urgência de implementar uma estratégia que envolva todos os canais. E se o mundo Omnichannel apresenta oportunidades quase ilimitadas, ele também apresenta vantagens para as marcas e fornecedores de novas maneiras.

Historicamente, os esforços para influenciar a jornada de compra nunca foram tão mensuráveis como hoje. Agora, empresas como Google e Facebook também possuem um papel ativo em influenciar o comportamento de compra, sendo que para conquistar bons resultados com elas é preciso implementar ações em conjunto.

As barreiras entre espaço físico e digital não existem mais

A convergência do modelo de venda físico com os formatos online e ferramentas digitais permitem aos consumidores navegar e comprar produtos em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Portanto, a noção de uma loja como um espaço físico será cada vez menos relevante. Se ela não for encontrada no ambiente digital primeiro, dificilmente as pessoas irão conhecê-la.

Isso amplia o potencial das campanhas de Marketing, que podem levar em conta a melhor localização possível do público para divulgar promoções específicas em cada área. A mensuração de resultados é feita com ferramentas de Automação de Marketing ou Business Intelligence (BI), que ajudam a personalizar as comunicações.

3 vantagens que uma estratégia Omnichannel oferece

Quando marcas e varejistas alavancam uma estratégia de marketing Omnichannel para criar uma experiência perfeita para os consumidores, os benefícios são significativos, mesmo com o aumento das expectativas do cliente.

À medida que mais marcas e varejistas investem para atender essas expectativas, há uma consciência maior das vantagens que as ações de marketing integradas entre os canais podem proporcionar. Embora existam muitos benefícios, selecionamos os 3 principais que listamos a seguir.

1. Melhor experiência do cliente para fidelizar o público

Os clientes tendem a usar uma variedade de dispositivos para avaliar preços, comprar um item ou avaliar um serviço, assim como buscam mais facilidade para rastrear seu pedido, recebê-lo e até mesmo devolvê-lo, se necessário. É comum até mesmo iniciar o processo em um dispositivo e terminar mais tarde em outro.

É nesses casos que o Omnichannel comprova uma das suas principais vantagens: entregar a experiência que qualquer perfil de cliente precisa ter. Que tal um exemplo? Podemos narrar uma experiência natural que acontece hoje:

  • O cliente procura um item que precisa comprar no computador da sua casa;
  • Ele encontra o produto no site de uma marca;
  • Mais tarde, acessa a página do produto enquanto está na pausa do trabalho, usando agora seu smartphone;
  • Configura uma conta e coloca o item no carrinho para avaliar valor de frete e tempo de entrega;
  • No fim da tarde, decide que não vai esperar pelo envio e chega até uma unidade da loja para efetuar a compra.

Percebe que se um desses passos não estivesse disponível, o cliente já buscaria o mesmo produto com um concorrente? A experiência entregue precisa ser completa, de ponta a ponta. O resultado disso é a fidelização do cliente, que já sabe que pode contar com a sua marca quando precisar de um novo produto.

Lembrando que os clientes também acreditam que o atendimento deve ser parte da experiência. Na pesquisa Omnichannel Benchmark Survey, focada no mercado de varejo, 61% das empresas relataram que a melhoria no atendimento ao cliente liderou entre os diferenciais competitivos. 

2. Crescimento da consciência da marca e das vendas fora da loja física

O conceito de utilizar simultaneamente uma conexão entre vários canais sustenta um crescimento contínuo no reconhecimento da marca.

Afinal, essa é uma maneira mais direcionada para aumentar a visibilidade da marca, combinando canais que são acessados e utilizados pelo seu público. Quando pensamos em ações de Inbound Marketing, por exemplo, é natural combinar SEO, Email Marketing e Mídia Paga para alcançar o mesmo objetivo.

Sabemos que existe um percentual alto de pessoas que usam seus smartphones nas lojas apenas para comparar produtos e preços. Mas aproveitando o potencial do ambiente digital para estabelecer uma presença online, as marcas podem se tornar mais visíveis quando os consumidores procuram por palavras-chave que possam se referir a seus produtos ou serviços.

O melhor de tudo é que as marcas conseguem atingir consumidores interessados no que elas vendem sem que sejam citadas pelo nome. Para conhecer os detalhes de como funciona e como melhorar esse posicionamento dos canais, vale conferir o Guia Completo do SEO.

3. Facilita a vida do consumidor aumentando a coleta de dados

Com a pandemia em 2020, negócios de vários segmentos passaram a oferecer opções diferentes de pedido e atendimento: entrega em domicílio, retirada na loja (onde os compradores compram online e retiram as compras na loja). Isso é só um exemplo de que quanto mais canais uma marca utiliza para chegar ao mercado, mais acesso elas têm aos dados do consumidor.

E o que isso traz de benefício? A unificação desses dados fornece aos profissionais de marketing uma maior percepção do perfil demográfico e comportamental dos clientes.

Essas informações podem incluir tudo, desde o histórico de compras até informações de cookies e atividades realizadas nas redes sociais. Na prática, eles possibilitam vários usos:

  • Personalização: os dados permitem que as marcas criem uma jornada mais personalizada. Um exemplo são as sugestões de produtos, feito com mais precisão. Ter esse nível de personalização ajuda o cliente a tomar decisões de compra mais rápido;
  • Análise de tendências: com o aumento da coleta de dados, as tendências no comportamento do cliente também podem ser identificadas. O perfil individual pode ajudar as marcas a direcionar suas campanhas de forma mais eficaz;
  • Automação de Marketing: existem variações nos padrões de compra ou mesmo na hora do dia em que as pessoas abrem um email. Por isso, ter os dados funciona como insumo para utilizar a Automação de Marketing, automatizando tarefas e a comunicação para o momento em que o resultado será melhor.

Como utilizar o Omnichannel no dia a dia?

Compreender essas vantagens e as integrações com os principais canais irá estimular as organizações a criarem novas maneiras de trabalhar, conforme as necessidades dos clientes mudam e as demandas por serviço em um mundo Omnichannel se tornam mais constantes.

Os compradores exigem cada vez mais um nível consistente de experiência, independentemente do canal ou modo pelo qual o varejo é acessado. Olhando para nossa própria experiência de compra, nós evitamos comprar de empresas que estão mal preparadas para oferecer uma experiência de marca perfeita, seja no online ou no offline, de forma consistente e contínua.

Então, como as empresas podem utilizar o Omnichannel no dia a dia? Para responder isso, só criando um planejamento unificado das suas ações de Marketing.

Aqui você pode seguir um checklist de perguntas que precisam ser respondidas para compor esse planejamento:

  • Quais canais de comunicação já utilizamos hoje?
  • Como utilizamos esses canais? Eles estão integrados?
  • Quais canais ainda não são utilizados?
  • Qual a mensagem que queremos transmitir para o público, independentemente de onde estiver?
  • Como funciona a jornada de compra da nossa pessoa? Ela passa por mais de um canal?
  • Onde podemos investir mais para aumentar o volume de público que vamos atingir com o Omnichannel?

Cada empresa, cada forma de administrar as campanhas de Marketing e cada modelo de equipe pode seguir caminhos diferentes para integrar os canais e aplicar o que é necessário para criar uma experiência completa. Mas todos esses pontos devem fazer parte do planejamento.

Sabemos que essa necessidade de uma experiência omnichannel unificada do consumidor demanda uma execução quase perfeita. No entanto, o uso especializado de ferramentas de inteligência, juntamente com uma compreensão profunda das necessidades dos clientes em tempo real, podem tornar o Omnichannel uma estratégia realista no dia a dia.

Implemente sua estratégia digital completa com o RD Station Marketing

Das redes sociais ao Email Marketing, das Landing Pages aos Pop-ups, da Automação à Análise dos seus resultados: o RD Station Marketing é a ferramenta ideal para faturar mais com estratégias de Marketing Digital em todos os canais!

Essa solução, que é líder em Automação de Marketing na América Latina, consegue apoiar qualquer empresa durante a implementação da estratégia Omnichannel. Ela ainda proporciona pontos fundamentais para qualquer equipe de Marketing, como:

  • Operação de Marketing Digital mais produtiva: chega de usar várias ferramentas separadas e perder as informações no caminho! Somos o que chamam de ferramenta tudo-em-um: reunimos os principais recursos de Marketing Digital em um só lugar para sua operação ser mais eficaz;
  • Construa jornadas personalizadas e gere vendas em escala: envie a mensagem certa na hora certa e construa jornadas personalizadas que geram até 5x mais conversões e guiam Leads até a compra. Automatize também suas tarefas e aumente a produtividade de Marketing e Vendas.

Para concretizar tudo isso, você conta com funcionalidades completas:

  • Dashboard de resultados: crie seu funil de Marketing e Vendas, definindo etapas e metas para cada uma delas e acompanhe diariamente seus resultados;
  • Landing Pages, Formulários e Pop-ups: crie facilmente páginas responsivas, Pop-ups e formulários para divulgar ofertas e converter visitantes em Leads. Conte ainda com dezenas de modelos prontos para diversas ocasiões e segmentos que você pode personalizar de acordo com a sua campanha;
  • Base de Leads: reúna todas as informações dos seus contatos em um só lugar. Consulte seu histórico, vejas as páginas visitadas, informações capturadas e engajamento nas suas ações;
  • Email Marketing: faça campanhas com a sua identidade usando o editor drag & drop ou modelos prontos de email. Acompanhe a performance com os relatórios de engajamento.

Que tal colocar a mão na massa agora? Comece já o seu teste gratuito e veja na prática como funciona a ferramenta escolhida por mais de 25 mil empresas!

RD Station

Teste o RD Station Marketing gratuitamente

Alcance resultados previsíveis e mais clientes para sua empresa com o RD Station Marketing! A ferramenta fornece o caminho que precisa para trabalhar com todos os canais digitais em um só lugar. Faça agora um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Bônus: tudo que precisa saber sobre cadência e fluxos no Omnichannel

O uso correto de cadências, ou seja, atividades de vendas como emails e ligações de follow-up em um determinado período de tempo, está ganhando cada vez mais força nas áreas de vendas de diversos segmentos, uma vez que isso amplia as taxas de conversão. Isso não acontece somente durante o contato inicial, mas também em todas as outras fases do funil de vendas, até o fechamento.

Não definir um número de cadências no Omnichannel, ou seja, não estar presente em todos os canais de interação com os clientes, tanto no meio online quanto no offline, impede que as empresas identifiquem o timing (ou tempo de decisão) sobre a compra.

Além disso, vale ressaltar que a não utilização da estratégia Omnichannel dificulta o processo de relacionamento das empresas com seus clientes, pois elas não conseguem garantir uma melhor experiência de compra, diminuindo suas chances de vendas, fidelização e reconhecimento de marca.

Mas, antes de falarmos sobre como otimizar a cadência de cada fase de seu funil de vendas, você sabe o que são cadências e como são usadas?

O que são cadências e qual a sua importância?

Na teoria, as cadências acompanham o desenvolvimento de cada etapa do ciclo de vendas que um Lead pode percorrer. Sua definição é importante para:

  1. Que a área comercial cumpra os passos (telefonemas, emails, SMS, WhatsApp) na intensidade e no intervalo de tempo combinado (no SLA, ou acordo de nível de serviço, entre as áreas de marketing e vendas);
  2. Que a realização das atividades/tarefas dos vendedores sejam sincronizadas e suficientes até que o Lead passe para a próxima etapa.

Vale ressaltar que não estamos falando de um fluxo unidirecional, onde o Lead é simplesmente “transferido” da área de marketing para a área comercial, mas sim de um fluxo bidirecional, onde a área de vendas dá feedback para melhorar o processo completo.

Cada conversão e avanço de fase no funil (em vendas) são monitoradas pela equipe de marketing através das ferramentas. Pelo fato de que os Leads são adquiridos nos mais diversos canais com o Omnichannel, é essencial que todos os Leads:

  • sejam concentrados numa plataforma única e inteligente de Marketing Digital;
  • assim que qualificados, sejam transferidos o quanto antes para o CRM de vendas;
  • gerem retroalimentação, através de feedbacks, na ferramenta de marketing. Isso deve ser feito não apenas quando há uma venda, mas principalmente nos avanços das etapas intermediárias, em que o Lead configura uma oportunidade (OPP), e então vai avançando no funil de vendas.

Velocidade das cadências no Omnichannel

Como já vimos, hoje é comum um cliente chegar na loja já sabendo tudo sobre o produto. Neste contexto, vale ressaltar que, enquanto um cliente “A” pesquisa online, faz o cadastro junto a uma determinada marca e só então gera uma “levantada a mão” (indicação de que quer comprar), outro cliente “B” estará interagindo via rede social, falando via chatbot ou telefonando, para só depois se cadastrar e receber emails de nutrição, por exemplo.

>> Leia também: Chatbot para WhatsApp: vantagens, dicas e como escolher a melhor integração

Poderíamos ir de A à Z, só que mesmo assim o resultado será sempre diferente: quando o assunto é comportamento do consumidor, cada um segue um caminho que funciona melhor para sua realidade

É por isso que as empresas estão adaptando sua comunicação externa em diferentes jornadas e etapas para garantir uma melhor experiência de compra ao cliente.

No entanto, interagir com este cliente requer, primeiramente, que a empresa reconheça qual a velocidade que cada cliente tem até chegar a seu momento particular de compra.

Essa velocidade irá variar: não é estranho se um mesmo produto ou serviço for adquirido por alguns clientes com um processo longo ou de forma rápida e ágil por outros. Nesse caso, é preciso determinar cadências diferentes a partir das diferentes ações de cada Lead. Por exemplo:

  • Ligações receptivas: é preciso dar atendimento imediato e retorno assim que possível. Segundo dados da própria equipe comercial aqui da RD Station, realizar a abordagem dos Leads nos primeiros 3 minutos após uma ação pode aumentar as taxas de conversão em 98%. O Lead deve ser capaz de falar ou solicitar retorno, que deve ser dado pelo vendedor, o quanto antes. Sem isso, haverá uma queda exponencial das taxas de fechamento; 
  • Levantadas de mão: com o pedido de contato é preciso dar um retorno urgente, caso contrário o Lead pode ficar pra concorrência. Aqui, veja a importância de recepcioná-lo melhor, como a possibilidade de ter um canal de atendimento 24 horas, e cadastrá-lo na ferramenta de marketing e nutrição da empresa;
  • Leads Qualificados: nesse caso a abordagem deve ser pró-ativa e escalonada de acordo com o seu Lead Scoring, por exemplo. Veja a importância de uma ferramenta de marketing que qualifique melhor e de ter uma equipe focada nesse perfil de público. A empresa deve ser pró-ativa e minerar estes Leads para não perder o momento correto ou ficar esperando levantadas de mãos.

5 dicas sobre cadência e fluxos no omnichannel

A fim de auxiliar você nesta tarefa - nem sempre tão simples de se implementar no processo de vendas da sua empresa - listamos abaixo 5 dicas e estratégias sobre cadências. Elas vão contribuir para os resultados do seu negócio, se implementadas e acompanhadas de forma correta.

  1. Tenha a disposição do seu negócio ferramentas de marketing e vendas que atendam às necessidades da estratégia Omnichannel, pois realizar este processo sem automatização ou de maneira manual é praticamente impossível. Lembre-se que mesmo auxiliadas por software, são atividades que exigem tempo e disponibilidade de profissionais dedicados a esta função.
  2. Adicione um telefone de contato nas Landing Pages de fundo de funil. Assim você dá uma segunda opção de interação para os Leads que tem mais pressa para fechar.
  3. Utilize diferentes canais de interação e contato direto, como formulários, mídias sociais, emails, chats, WhatsApp e ligações telefônicas que valorizam o cliente e aprofundam a parceria ao longo do funil. Cada Lead tem suas preferências e as empresas vencedoras são as que melhor se adaptam a elas.
  4. Utilize cadências diferentes em canais diferentes, tais como emails, WhatsApp e ligações. Experimente periodicamente e tenha uma sequência lógica de abordagem,  sempre respeitando o tempo de decisão de compra do Lead. Um fluxo com um mínimo de 9 passos (tentativas de contato) nas fases mais cruciais é muito comum no mercado SaaS B2B, para citar um exemplo.
  5. Mãos à obra! Embora, como dissemos acima, estes processos sejam realizados automaticamente com o auxílio de softwares, é necessário investir em profissionais qualificados para desempenharem estratégias inteligentes de marketing e vendas, ou contar com parceiros especializados em certas fases do seu funil.

A hora de começar com a estratégia é agora!

Os investimentos em Marketing Digital, alinhados e retroalimentados às expectativas de vendas, podem auxiliar nos resultados de qualquer empresa que implementa a estratégia Omnichannel.

Mas é importante manter a atenção com suas definições iniciais. Para que metas e objetivos possam ser atingidos dentro da organização, o segredo está em planejar e estruturar cada um dos canais do Omnichannel, seus passos, cadências e evoluir os métodos tradicionais de se fazer negócios para um novo contexto, centrado no digital.

Implementar uma estratégia Omnichannel de sucesso é um desafio e deve ser muito bem elaborada para evitar um efeito reverso: o de frustrar o usuário com possíveis bugs na transição de um canal para o outro. Quando feita da maneira correta, o resultado é um bom relacionamento com seus clientes, que podem ficar tão satisfeitos a ponto de se tornar advogados da sua marca.

Chegamos à conclusão de que, a partir de agora, os negócios precisam começar a construir campanhas entre canais, utilizando ferramentas que permitam essa ação Omnichannel.

Então não perca mais tempo e faça agora o teste gratuito do RD Station Marketing, a ferramenta de Automação de Marketing líder na América Latina, escolhida por mais de 25 mil empresas que contam com resultados previsíveis e mais clientes usando as funcionalidades disponíveis para todos os canais digitais:

RD Station

Teste o RD Station Marketing gratuitamente

Alcance resultados previsíveis e mais clientes para sua empresa com o RD Station Marketing! A ferramenta fornece o caminho que precisa para trabalhar com todos os canais digitais em um só lugar. Faça agora um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Dúvidas frequentes:

O que é Omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia de vendas que integra diferentes canais de comunicação e divulgação, oferecendo aos clientes uma experiência de marca unificada para que cada um possa alternar entre vários canais e, ainda assim, conseguir a melhor qualidade no atendimento, nos serviços e produtos que adquire.

Quais as vantagens do Omnichannel?

Dentro do ambiente competitivo do mercado atual é preciso encontrar formas inovadoras de lidar com todas essas mudanças, e o Omnichannel é uma delas, pois proporciona uma experiência de compra diferenciada e fácil ao seu cliente.

Por que fazer fazer uma estratégia Omnichannel?

As empresas que investiram nessa estratégia cresceram +80% desde 2012, além disso, as barreiras entre espaço físico e digital não existem mais, por isso é necessário que seu negócio também se adeque ao momento em que vivemos.

O que devo pensar no momento de planejar uma estratégia Omnichannel?

Para fazer um planejamento Omnichannel é necessário se fazer algumas perguntas, são elas: Quais canais de comunicação já utilizamos hoje? Como utilizamos esses canais? Eles estão integrados? Quais canais ainda não são utilizados? Qual a mensagem que queremos transmitir para o público, independentemente de onde estiver? Como funciona a jornada de compra da nossa pessoa? Ela passa por mais de um canal? Onde podemos investir mais para aumentar o volume de público que vamos atingir com o Omnichannel?

Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

Veja também

Marketing
Hangouts On Air: como preparar para sua empresa (e gerar o link antecipadamente)
Marketing
Como se Preparar para a Black Friday: entenda o que fazer antes, durante e depois da data [BÔNUS: curso gratuito]
Marketing
Qual o melhor sistema de comentários para usar em um blog?